Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Kana (parte 2) - Hiragana


Hiragana (平仮名) é um dos alfabetos silábicos (silabário) da língua japonesa. É usado para todas as palavras para as quais não exista kanji, ou este exista mas seja pouco usado. Também é usado para substituir os kanji e nas terminações dos verbos e dos adjectivos. Quando é usado para escrever a pronunciação literal de um kanji e, assim, garantir o entendimento do leitor, é chamado furigana ao invés de hiragana.

A tabela a seguir mostra o hiragana junto com a sua romanização Hepburn. Kana obsoletos estão marcados em vermelho. Existem 104 casos.

                                   

O som ti é escrito てぃ, mas esta sequência de sons é encontrada apenas em palavras estrangeiras, então, é normalmente escrito apenas em katakana.
As combinações にゃ, にゅ, e にょ não devem ser confundidas com as sequências んや, んゆ, e んよ. As combinações de に com um pequeno kana y representam uma única mora, enquanto sequências de ん seguidos por um grande kana y representam duas moras separadas. A distinção pode ser ilustrada com pares mínimos, como かにゅう (ka-nyu-u, "entrada", "junção"), e かんゆう (ka-n-yu-u, "persuasão"), que são facilmente distinguíveis na fala, apesar de em alguns estilos de romanização ambas possam ser escritaskanyu. Na romanização Hepburn eles são distinguíveis por um apóstrofo: kanyuu e kan'yuu.

Algumas regras:
* O som "g" usado em ぎ e げ  é lido "gui" e"gue" respectivamente. Apesar do roumaji indicar "ge", a leitura é "gue" (ex: guerra) e o "gi" lê-se "gui" (ex: guitarra).
* O "h" usado em は, ひ, へ e ほ tem som de "rr" (ex: rato, rei, regra, carro)
* O "j" usado em じ, じゃ, じゅ e じょ é lido "dj" (ex: Diego, dicionário) e lembra a forma usada em inglês.
* O som "ch" usado em ち, ちゃ, ちゅ e ちょ é lido "tchi, tcha, tchu e tcho" respectivamente (ex: tiago, tinta, tijolo). Você se lembra do "eu quero chu, eu quero cha, eu quero...."?? Então, o "ch" se pronúncia dessa maneira.

Existem 3 elementos utilizados como diacríticos em japonês: o handakuten ou maru ( ゜), um pequeno círculo, semelhante ao símbolo de grau; o dakuten ou ten-ten ( ゛), que lembra aspas; e o sokuon (っ), um tsu pequeno.
Ex ( ゜): ぱ, ぴ, ぷ, ぺ e ぽ - pa, pi, pu, pe e po
Ex: (゛): ば, び, ぶ, べ e ぼ - ba, bi, bu, be e bo
Ex: (っ): った, ッタ, っが, っぽ ... - tta, tta, gga, ppo

Mas uma vez eu digo, a prática da audição irá resolver qualquer dúvida quanto a pronúncia das palavras.

Até a próxima, pessoal!

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário